fbpx

Entrevista com Dayse Monassa, secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos de Niterói

A conservação de espaços públicos é um dos maiores desafios de uma cidade do tamanho de Niterói. As atribuições da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) vão desde a construção de praças à manutenção da iluminação pública. Em entrevista ao jornal “A Tribuna”, a titular da pasta, Dayse Monassa, aborda sobre os principais desafios à frente da pasta.

A secretária anunciou a reforma total da rede de iluminação das orlas de Icaraí, São Francisco, Charitas e Piratininga. Ela lembrou que, principalmente em Icaraí, há uma reclamação de que os postes não conseguem iluminar o calçadão e parte da faixa de areia. Dayse explicou que a altura dos postes somado à presença de árvores causam a iluminação precária.

“Vamos implantar uma nova iluminação com postes tendo a metade da altura dos atuais, para cobrir o calçadão, mantendo os mais altos, já existentes, com novas luminárias e lâmpadas muito mais potentes. Vai ser um banho de luz”, revelou empolgada.

O projeto já foi encaminhado para a Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa) e está em fase de licitação. A expectativa é que seja concluído no início de 2023.

“De 2020 para frente, tivemos uma explosão de ocupação de atividades esportivas desde as árvores. A iluminação tem que ser abaixo da copa da árvore. A gente vai optar por lâmpadas brancas nos postes atuais e a as luminárias altas vão ser restauradas. O investimento deverá ser de R$ 3 milhões”, explicou.

Antigo Carrefour

Outro importante anúncio foi a demolição do galpão onde funcionava o supermercado Carrefour, no Centro de Niterói, fechado há cerca de 10 anos. O espaço dará lugar a oito loteamentos, onde poderão ser construídos estabelecimentos comerciais, com intuito de ampliar a visibilidade do Caminho Niemeyer. Monassa deu detalhes sobre qual será a cara da região, nos próximos anos.

“Ali são quadras e glebas privadas. Aquela grande área do Carrefour, que tem o posto de gasolina, vai ser dividida em oito, com uma rua no meio de pedestres e todas essas ruas, Marquês de Caxias, Saldanha Marinho e Froes da Cruz, vão passar reto e irão ligar ao outro lado, dando maior acessibilidade ao Caminho Niemeyer. É um projeto que já foi aprovado e, uma das exigências nossas era a abertura dessa rua”, disse.

Além disso, existe outro projeto para a localidade. O posto de gasolina que fica no canteiro central da Avenida Visconde do Rio Branco deverá dar lugar a um ponto de ônibus. A ideia é aumentar a fluidez do trânsito. Contudo, a secretária ponderou que o projeto ainda está em análise no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

“Há outra obra, que também está no Tribunal de Contas, entre o Mercado São Pedro e as Barcas, onde haverá uma linha expressa, passando a parada de ônibus para o meio. Já acabou o contrato daquele posto de gasolina, que irá sair. O canteiro central, que é bem largo, passará a ser uma pista de entrada e saída”, prosseguiu.

Praça da Ary Parreiras

Dayse Monassa confirmou que será construída uma nova praça sob o canal do primeiro quarteirão da Avenida Almirante Ary Parreiras, em Icaraí. A anterior foi demolida neste ano por conta de problemas estruturais.

“Vai ter praça. Foi um ganho muito grande. Uma coisa é aquela região com a praça e outra coisa é sem a praça”, anunciou.

Buracos e recapeamento

Dayse Monassa desfez uma confusão que normalmente acontece entre os niteroienses. O recapeamento de vias públicas é atribuição da Secretaria Municipal de Obras, mas o reparo de buracos é feito pela Seconser. A titular da pasta explicou como é feito o trabalho e destacou a necessidade de integração entre as secretarias, como também a importância da comunicação com concessionárias de serviços como luz, telefone e água e esgotos.

“Tenho que saber antes onde vai ser feito o recapeamento para fazer o contato com a concessionária de água e esgoto para fechar possíveis vazamentos. Nos bueiros a gente notifica para que nivele. Quando não aparece ninguém, eu tampo. Não vou deixar o risco”, pontuou.

Novos quiosques

Outro projeto que está sob análise do TCE-RJ e aguarda para ser dada sequência é a reformulação dos quiosques da orla de Icaraí. A secretária afirmou que a principal novidade será a implantação de chuveiros e banheiros públicos nos espaços.

“O projeto dos quiosques está sob análise no Tribunal de Contas. Com os quiosques, tendo banheiros, haverá o chuveiro tendo a ligação de água e esgoto. Isso resolve uma das maiores reclamações”, ponderou.

Parques

A secretária elencou uma série de ações que tem colocado em prática nos últimos anos. Os parques niteroienses estão entre os logradouros que mais receberam intervenções nos últimos anos. Um deles é o Parque Palmir Silva, conhecido como “Horto do Barreto”.

“O Parque Palmir Silva teve uma reforma grande nos últimos quatro anos, onde está o Jardim Japonês. Naquela área do Barreto tem posto de saúde, escolas de jardim da infância e o horto, com a Lona Cultural, uma biblioteca, um salão de ginástica, área para crianças, banheiro. É uma área muito utilizada e, naquela parte, tem a maior quantidade de prédios”, destacou.

O Horto do Fonseca também recebeu atenção. Uma das intervenções foi a implantação de uma estrutura com plantas trepadeiras sob o córrego que passa pelo local. Dessa forma, é possível reduzir o odor, segundo a secretária.

“O Horto do Fonseca tem 250 mil metros quadrados. A gente fez um arco tampando a plantamos uma trepadeira sobre o rio, então quem passa não o vê. Ele não está selado, mas está encoberto com uma vegetação, o que evita o odor. No jardim botânico tem um distrito da CLIN, uma companhia destacada da PM e, até lá embaixo, outro lago nos fundos do CIEP”, frisou.

Em relação ao Horto de Itaipu, Dayse Monassa revelou que, em breve, será retomado o serviço de ginástica para idosos, que vinha sendo um pedido de frequentadores da região.

“O ZAF [secretário Municipal do Idoso] está conseguindo voltar com a ginástica dos idosos. O Horto de Itaipu é a única área de lazer daquela região inteira. A maior reclamação era a suspensão da ginástica, que vai voltar. Todas as ruas estão recebendo pavimentação”, concluiu.

Da Redação, com informações de A Tribuna

Início