Municípios que promoverem igualdade racial receberão selo

Senadores aprovaram nesta quinta-feira, 18, o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 55/2020, que cria o selo Zumbi dos Palmares a ser conferido aos Municípios que adotarem políticas de ação afirmativa para combater o racismo. A proposta fez parte de sessão temática semipresencial dedicada exclusivamente a celebrar o Dia da Consciência Negra, lembrado anualmente em 20 de novembro. O texto vai à promulgação.

De acordo com a proposição, o prêmio tem por objetivo incentivar o poder público municipal no combate à discriminação racial e no desenvolvimento de cidades menos segregadas. A premiação deverá ser realizada anualmente em sessão do Senado Federal especialmente convocada para esse fim, no dia 20 novembro ou em data próxima, em razão do Dia da Consciência Negra. Para a apreciação das indicações e a escolha dos Municípios agraciados, será criado o Conselho do Selo Zumbi dos Palmares.

O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares, que teria ocorrido em 1695. Zumbi é lembrado como o maior líder do Quilombo dos Palmares, um dos mais importantes espaços de resistência da escravidão no país. Por meio da Lei 12.519, de 2011, a data se transformou no Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra.

Da Redação

Prefeitos & Governantes

LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp