Prefeitura de Bagé sedia encontro de prefeitos e gestores de saúde

O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, e o vice, Mário Mena Kalil, com o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Michelon Apoitia, foram anfitriões de um importante encontro, na manhã desta segunda-feira (27). Em reunião no Salão Oval da Prefeitura de Bagé, prefeito e gestores de saúde de cidades da região debateram formas de melhorar o atendimento para as comunidades integrantes.

O foco da reunião foi a gestão plena, método em que a municipalidade se compromete a prestar toda a assistência em saúde na própria rede. Para isso, os repasses financeiros dos governos estadual e federal, que são pagos aos entes filantrópicos, privados e os próprios, são direcionados a um fundo único, administrado pelo município com fiscalização realizada pelo Conselho Municipal de Saúde.

Divaldo declarou a motivação desta iniciativa. “Será um grande salto para a saúde da região. Com a gestão plena, a relação com o Governo Federal se estreita e aumentam as possibilidades de recursos”, explicou. O chefe do executivo bageense ainda salientou que é raro que todos gestores municipais estejam em sintonia e harmonia, como está ocorrendo agora, o que colabora com mais conquistas.

“As cidades que passaram a utilizar a gestão plena em saúde, como Pelotas, Canoas e Caxias, não querem voltar ao modelo anterior, o que confirma que o nosso objetivo é o melhor. A união das cidades e o trabalho em unidade, com organização, farão melhorar os serviços”, declarou Mena.

O prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes, presente na reunião, apoiou a ação. “É uma luta horizontal que abriga todos os municípios da região. Parabenizo o prefeito Divaldo e o vice Mário Mena por abrirem esta discussão. Estamos juntos!”, garantiu.

Também se manifestou o prefeito de Aceguá, Marcus Vinicius Godoy de Aguiar. “Aceguá é parceira e estaremos juntos em todas iniciativas que sejam benéficas para a saúde da região, principalmente pela autonomia dos investimentos”.

No próximo dia 4 de julho, Mena e Michelon estarão em Brasília e levarão um documento para o Ministério da Saúde com a assinatura de autoridades de todos os municípios com reivindicações.

Também participaram da reunião a secretária de Saúde de Hulha Negra, Carla Lugo; o secretário de Saúde de Candiota, Fabrício Moraes; a secretária de Saúde de Dom Pedrito, Lilian Camponagara; o secretário de Saúde de Lavras do Sul, Cacildo Delabary – que também é o vice-presidente  Conselho Estadual dos secretários Municipais de Saúde (Cosemns); e o secretário de Saúde de Aceguá, Maurício Porto. Pelo município, completaram a mesa o secretário adjunto de Saúde de Bagé, Ricardo Necchi e a chefe de gabinete da pasta, Liliane Gasparoni.

Da Redação

Prefeitos & Governantes

LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp