Sucesso entre expositores, evento teve mais de 180 expositores nacionais e internacionais do setor de infraestrutura
A Paving Expo 2023, evento do setor de infraestrutura viária e rodoviária do Brasil, ampliou a área de exposição no Expo Center Norte dado o sucesso alcançado com o mercado e expositores. A edição deste ano, realizada entre 24 e 26 de maio, aconteceu no Pavilhão Azul do Expo Center Norte em São Paulo, e ocupou mais de 16 mil metros quadrados de área.
A revista Prefeitos & Governantes participou pela primeira vez neste ano da Paving Expo com um estande e também esteve como apoiadora institucional e mídia parceira. O objetivo foi apresentar a maior revista de municipalismo e gestão pública do mercado, bem como também realizar networking e novos negócios.
O evento teve mais de 180 expositores nacionais e internacionais, que, como de costume, apresentaram as principais e mais avançadas soluções para infraestrutura. “Estamos muito felizes em realizar esta 6ª edição do evento batendo recordes em quantidade de expositores e em área ocupada no Expo Center Norte”, disse Guilherme Ramos, diretor da STO Feiras, empresa que promoveu a Paving Expo.
A Paving Expo 2023 também realizou novamente o Congresso Brasileiro de Infraestrutura e Construção, a Paving Conference, que aconteceu paralelamente à exposição no Pavilhão Azul do Expo Center Norte.
Para Guilherme Ramos, esta edição do evento se confirmou como um ponto de encontro importante para discussões sobre o desenvolvimento do setor de infraestrutura brasileiro, que vem tendo grande apoio da iniciativa privada nos últimos anos.
“Somente entre 2019 e 2022, por exemplo, as concessões de portos, rodovias, aeroportos e ferrovias geraram R$ 73 bilhões na ampliação e modernização dessas infraestruturas. Também renderam R$ 18 bilhões aos cofres públicos, por meio de pagamentos de outorgas e esperamos que esses resultados continuem e sejam ampliados nos próximos anos”, finalizou.
Para Paulo Camillo Penna, presidente da ABCP, a Paving Expo teve como objetivo fomentar discussões relevantes sobre a importância do desenvolvimento da infraestrutura brasileira, por meio de melhores técnicas de pavimentação. “A ABCP, por sua vez, tem total sinergia com a proposta, uma vez que aposta no Pavimento de Concreto, mais conhecido como ‘pavimento verde’ por conta das suas características de sustentabilidade e que promove maior durabilidade e traz melhorias a qualidade de vida dos brasileiros”, afirmou.
Wagner Lopes, da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC), ressaltou que as associações seguem empenhadas na missão de proporcionar um salto para a infraestrutura das cidades brasileiras, com a introdução do Pavimento Urbano de Concreto (PUC). “Com foco nas vias urbanas, a tecnologia se demonstra competitiva quando comparada ao custo inicial de outros sistemas” completa Lopes.
Por conta da durabilidade do concreto, se avaliado todo o ciclo de vida do pavimento, a vantagem econômica é ainda mais ampla. “Vale destacar também a praticidade de execução, a diminuição do consumo de energia na produção dos materiais e a redução significativa de eletricidade para a iluminação das vias”, ressaltou Lopes.
Da Redação