Sistema de ouvidorias da Bahia vira modelo para outros municípios

Com o objetivo de fortalecer as ações  do governo do estado da Bahia, através do instrumento de gestão, fiscalização e controle interno da administração pública que é Ouvidoria Geral do Estado, o ouvidor geral, Jonival Lucas, se reuniu nesta terça-feira (31)  com a  Rede de Especializadas da Bahia. O encontro acontece desde o dia 24 de agosto e segue até o mês de setembro, respeitando os protocolos de segurança sanitária.

Na pauta de abertura, foram discutidos com os representantes dos distritos de Candeias, Valente e Alagoinhas a integração da REDE, o fortalecimento e ampliação do Sistema TAG de Ouvidorias, visando a celeridade das demandas dos cidadãos que acessam os serviços públicos.”Uma escuta qualificada e célere, permite que o Governo desenvolva ações assertivas na gestão com foco na participação social e transparência”, enfatizou Jonival.

Para o ouvidor de Alagoinhas, o modelo de gestão da OGE , vai ajudar com os procedimentos e novas políticas públicas que beneficiarão a gestão da prefeitura. “O encontro foi altamente produtivo, evoluímos bastante  no  conceito de criação, metodologia  e fortalecimento de ouvidorias. A facilidade de mecanismo do Sistema  TAG, deve ajudar nos atendimentos das cidades vizinhas, além disso, irá contribuir com a transparência do meu município”, ressaltou o ouvidor titular, David Ribeiro.

Na Bahia, o serviço de ouvidoria do Governo do Estado funciona em rede, sob coordenação técnica da Ouvidoria Geral do Estado. São 208 ouvidorias especializadas de secretarias, fundações, empresas, autarquias e demais órgãos, interligadas através do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) –O funcionamento em rede significa mais agilidade e qualidade na resposta ao cidadão, tendo em vista que cabe ao ouvidor especializado, em sua respectiva área, a resposta final.

Da Redação Prefeitos & Governantes

Início