Sistema de Gestão de Qualidade da administração municipal faz reunião de avaliação crítica dos indicadores ISO 9001

A Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), por meio do setor de Sistema de Gestão de Qualidade, realizou na tarde desta terça-feira (5), no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e ao Adolescente, uma Reunião de Avaliação Crítica (RAC) com cerca de 20 gestores das áreas de processos administrativos e execução da folha de pagamento, já certificados pelo Selo ISO 9001.

Uma RAC serve para fazer uma análise dos resultados alcançados e o cumprimento de metas. Segundo a gestora do Sistema de Gestão da Qualidade, Aline Maciel, o propósito do encontro foi abordar os indicadores de qualidade, a exemplo de como construir um indicador, fazer uma análise crítica sobre os já existentes e discutir sua relevância. Esses dados irão produzir evidências para nortear os processos de tomada de decisão.

“A gente tem como requisito, ou seja, uma obrigação da norma ISO, realizar uma reunião dessas. Ela é uma análise de todo o Sistema de Gestão da Qualidade, e nós estrategicamente resolvemos dividi-la em dois momentos, um em cada semestre, pra gente dividir os assuntos e assim poder explorar melhor os temas e discutir”, explicou Aline Maciel.

A coordenadora de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Saúde, Irene de Jesus Paraguai, participou do encontro e comento sobre a importância da RAC. “A Reunião de Análise Crítica vem como um alinhamento de tudo o que vem sendo feito. Então a gente analisa tudo, vê o que precisa ser mudado, se tá funcionando, se precisa criar processos novos, se precisa criar novos indicadores. Vê o que tá funcionando para dar continuidade, o que precisa ser melhorado e o que tá obsoleto, pra gente tirar dos procedimentos”, disse.

Para a técnica do Núcleo de Admissão da Gerência de Gestão de Pessoas, Najara Cristina Oliveira Ferraz, as avaliações dos processos ISO refletem na qualidade do serviço público. “Contribui com a transparência de toda a atividade realizada, todos os serviços realizados pela Prefeitura, e de uma forma diferenciada, de uma forma com a melhoria da qualidade dos resultados, a qualidade dos serviços, isso tanto no quesito do que se faz, e também em relação ao cumprimento das legislações”, avaliou.

Da Redação Prefeitos & Governantes

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